
Artur Correia
Qualificações académicas
- Doutorado em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa;
- Mestre em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa;
- Especialista em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa;
- Epidemiologista, pela Faculdade de Medicina e Farmácia, Bamako – Mali, e OMS;
- Malariologista pela OCCGE, Faculdade de Bordeaux II e OMS.
A. Resumo do Percurso Profissional
Funções de coordenação e administração de políticas de saúde
2022 – Reitor da Universidade Intercontinental de Cabo Verde (ÚNICA).
2018 – 2020 – Desempenhou as funções de Diretor Nacional da Saúde de Cabo Verde, tendo como função a coordenação geral da implementação de toda a política nacional de saúde.
2015 – 2018 – Retomou as funções de Secretário Executivo do Comité de Coordenação do Combate à SIDA, tendo vencido, novamente, o respetivo concurso público.
2013 – 2014 – Coordenou a Comissão Instaladora do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde, com o apoio da CPLP, através do projeto de criação de rede de institutos nacionais de saúde (RINS).
2011 – 2014 – Exerceu a função de Presidente do Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário (CNDS) de Cabo Verde.
2009 – Durante a epidemia de Dengue, acumulou as funções de Director do HAN com a de Coordenador Nacional da luta anti-vectorial,tendotrabalhado em estreita colaboração com consultores da OMS, do Brasil, dos Médicos sem Fronteiras da Suíça, etc.
2008 – 2011 – Exerceu as funções de Director do Hospital Central Dr. Agostinho Neto (HAN). Praia, Cabo Verde.
2006, 2007 e 2008 – Foi coordenador nacional na elaboração do Relatório Nacional UNGASS, sobre o VIH-SIDA.
2003 – 2008 – Exerceu a função de Secretário Executivo do Comité de Coordenação do Combate à SIDA (CCS-SIDA), tendo entrado por concurso público. Nessa função, representou Cabo Verde em várias reuniões internacionais.
2005 – 2008 -Coordenou a equipa técnica nacional na elaboração da Proposta de Cabo Verde ao Fundo Global, para a SIDA (durante os anos 2005, 2006, 2007 e 2008), tendo, igualmente, elaborado a componente “suivi et évaluation” das referidas propostas.
2005 -Coordenou, em estreita colaboração com o Programa das Nações Unidas, em especial a OMS, uma equipa técnica nacional, na elaboração do II Plano Estratégico Nacional de luta contra a SIDA (2006-2010).
2003 -Venceu um concurso público para Secretário Executivo do Comité de Coordenação do Combate à SIDA, cargo que exerceu durante 5 anos, tendo trabalhado em estreita colaboração com os técnicos do Banco Mundial, organismo financiador da luta contra a SIDA em Cabo Verde. Durante esse tempo teve de pôr à prova os conhecimentos e as experiências já adquiridas na prevenção e controlo das doenças, com particular destaque para os do domínio da epidemiologia, da pluridisciplinaridade e multissetorialidade da saúde, tendo conseguido um engajamento muito reconhecido dos sectores públicos e da sociedade civil no combate ao VIH-SIDA, e tendo alcançado uma classificação máxima do Banco Mundial na implementação desse Projeto. Na implementação do Plano Estratégico Nacional de Luta Contra a SIDA, trabalhou, ainda, em estreita colaboração com a OMS, Nações Unidas, ONUSIDA, Cooperação Brasileira, etc.
2002-2003 – Coordenador do grupo de trabalho sobre “O Diagnóstico sobre as Doenças sujeitas a Evacuações (internas e para o exterior) e sobre o processo de Evacuação de Doentes em Cabo Verde”. Ministério da Saúde, Praia Cabo Verde.
2002 – Foi designado Director do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo. Praia Cabo Verde.
1998 – 1999 -Coordenador do grupo de trabalho “Saúde e Ambiente” para o Plano Ambiental Nacional (PANA II).
1997 – 1999 – Exerceu as funções de Director dos Programas Nacionais das Doenças Diarreicas e das Infeções Respiratórias Agudas, tendo, nesse período, desenvolvido estudos epidemiológicos, para a caracterização dessas doenças, em Cabo Verde, e participado como formador em vários Cursos de prise en charge das Doenças Diarreicas, destinados a enfermeiros, bem como em Cursos sobre “A Vigilância Epidemiológica e Gestão de Epidemias”, destinados a Médicos e Enfermeiros.
1996 – Consultor Nacional no Estudo Sobre a Caracterização da Deficiência em Vitamina A e a Anemia, em Crianças Pré-Escolares de Cabo Verde. Ministério da Saúde e UNICEF. Praia, Cabo Verde.
1996 – Consultor Nacional no Estudo Sobre a Carência em Iodo, em Crianças dos 6 aos 12 Anos de Cabo Verde (Enquête Nationale Oligoéléments – Iode). Ministério da Saúde, OMS e UNICEF. Praia, Cabo Verde.
Além disso, durante o mesmo período, participou como consultor nacional, em dois estudos nacionais (Estudo sobre a Carência em Vitamina A e a Anemia em Crianças e Estudo sobre a Carência em Iodo e sobre o Bócio, em Crianças Escolarizadas) coordenados pela OMS e UNICEF.
1995 – Membro do Grupo Multissectorial para o Combate à Epidemia de Cólera. Ministério da Saúde – Ministério das Infraestruturas. Praia, Cabo Verde.
1991– Desempenhou as funções de Inspector Geral da Saúde. Cabo Verde.
1990 – Ainda, como membro do Gabinete de Coordenação de Saúde Pública, elaborou as “Normas para o Programa de Doenças Veiculadas por Culicídios (Paludismo, Febre Amarela, Dengue e Filaríase de Bancrofti).
1989 – Foi designado como membro do Gabinete de Coordenação de Saúde Pública, onde desempenhou as funções de Ponto Focal para o Paludismo, tendo, igualmente, coordenado o primeiro “Estudo de Avaliação da Cobertura Vacinal” em Cabo Verde, pelo método de amostragem da OMS (30 grapes de 7 crianças).
1983 – Adjunto do Chefe da Brigada de Luta Contra o Paludismo.
B. Voluntariado
Vice-Presidente da Assembleia Geral, da Associação Nacional de Luta Contra o Cancro.